Apresentação

O Hospital Porto Alegre conta com uma estrutura ambulatorial, clínica-cirúrgica adequada para bem atender o seu paciente, tendo como sua principal marca a humanidade na prestação de serviços e o compromisso com a vida. O HPA conta atualmente com total de 173 leitos em suas mais diversas áreas.

Diretrizes

Missão

Promover e proporcionar a saúde física e mental, como resultado da busca da excelência no atendimento médico-hospitalar.

Visão

O Hospital Porto Alegre terá o reconhecimento da Comunidade Porto Alegrense pela humanidade investida no atendimento às pessoas, por sua qualidade na prestação dos serviços à Saúde e, pelo êxito na obtenção da confiabilidade plena do seu público.

Valores

  • Respeito humano;
  • Ética;
  • Compromisso com a vida;
  • Qualidade no atendimento;
  • Responsabilidade;
  • Humanidade entre todos.

História

O nascimento da idéia de concepção do Hospital Porto Alegre consolidou-se em 1958, quando a Prefeitura de Porto Alegre garantiu um novo passo no serviço que era desenvolvido, até então, na Sede da Entidade, com o atendimento médico e odontológico. A Prefeitura de Porto Alegre fez a doação do terreno para a construção do Hospital Porto Alegre, este foi um marco na projeção da história de serviços à comunidade.

Em meados de 1971 a Prefeitura de Porto Alegre, pela sua Secretaria Municipal e Procuradoria, baseada na Lei Orgânica do Município, e na Lei Complementar nº133 – Estatuto do Funcionário Municipal de Porto Alegre, contratou através de convênio com a AFM (Associação de funcionários Municipais), a prestação de serviços à saúde da Família Municipária.

A construção do Hospital Porto Alegre se estendeu por vários anos, até sua inauguração, em 29 de novembro de 1978. Este capítulo foi um marco na história não apenas da Entidade, mas seguramente foi um dos capítulos mais importantes para os servidores públicos municipais, que ganharam, a partir de então, um porto seguro para atender suas necessidades na área médico-hospitalar. Desde então, o HPA realizou mais de 220 mil internações.